Benefícios em implantar o Controle Patrimonial

//Benefícios em implantar o Controle Patrimonial

Benefícios em implantar o Controle Patrimonial

Os benefícios do Controle Patrimonial estão diretamente ligados a Gestão Empresarial

Os benefícios com a implantação do Controle Patrimonial para empresas de todos os portes são inúmeros a seguir vamos citar alguns:

  • Depreciação Fiscal/Contábil –  empresas podem se beneficiar da depreciação fiscal lançando despesas com depreciação como resultado e tornando-as dedutíveis para fins de cálculo do imposto de renda e contribuição social, essa dedução é aceita pelo fisco, entretanto, quando questionada pelo órgão de fiscalização a mesma deve ser apresentada analiticamente (item a item) e somente o Controle Patrimonial tem informações para dar esse suporte em forma de razão auxiliar; a não apresentação, ou apresentação com inconsistências expõem a empresa a possibilidade de ser autuada com a possibilidade do auto de infração alcançar 05 anos retroativos. (essa penalidade pode ser muito cara).
  • Alocar bens por centro de custos é uma forma da Gestão identificar a eficiência de departamentos, unidades, entre outras sub-divisões da estrutura. A Gestão de Logística Administrativa tem como objetivo resultados cada vez melhores utilizando-se de uma menor estrutura, e a Gestão Patrimonial pode contribuir muito com tais informações, além é lógico de informar o montante de depreciação por período nos centros de custos em análise.
  • O Controle Patrimonial por meio do inventário físico (levantamento de bens do Ativo Imobilizado/Ativo Fixo) ou inventário geral, e periodicamente inventário rotativo do Ativo Imobilizado, informa precisamente o controle dos bens, relatando possíveis perdas ou baixas documentadas ou não; o controle quando conduzido corretamente pode mitigar possíveis desvio sejam na forma de tratar tais Ativos ou mesmo a possibilidade de “furtos” dos mesmos, visto que periodicamente um novo levantamento irá ocorrer e responsabilidades serão cobradas.
  •  Á possibilidade de ter o Ativo Imobilizado atualizado com valores de mercado, para fins fiscais ou mesmo gerenciais dá aos Demonstrativos Contábeis/Financeiros (Fiscal ou Gerencial) maior importância na análise ou mesmo quando são utilizados em discussões (reuniões) internas, essa ferramenta chamamos de Reavaliação Patrimonial ou Avaliação Patrimonial, essa Avaliação pode ser feita registrando-se contabilmente o valor apurado no Ativo Não Circulante (Ativo Imobilizado) contra o Patrimônio Líquido da empresa, com isso informamos um Balanço Patrimonial de forma atualizada, além disso, podemos também gerencialmente contabilizar a depreciação, relatando números mais próximos da realidade, evitando com isso a distorção na análise de demonstrativos gerenciais da empresa.

Esses são alguns dos benefícios do Controle Patrimonial, entre outros, que uma vez implantado e mantendo-se atualizado, sua empresa poderá se beneficiar.

Pense nisso.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis(UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

By | 2019-03-07T17:20:59+00:00 março 7th, 2019|Contabilidade|0 Comments

About the Author:

Ligue Agora