Com a Exigência Expressa do INSS, documentos pendentes em processos poderão ser entregues na porta das agências.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje (10), por meio da Portaria 205 Dirat/INSS, as orientações para entrega de documentos junto ao órgão. A chamada Exigência Expressa será adotada em todo o país para que os segurados entreguem a documentação que falta para concluir a análise de seu requerimento.

INSS adotou a medida porque estava aplicando apenas o atendimento remoto desde março, devido ao decreto de situação de emergência provocada pela pandemia de Covid-19.

Essa nova forma de entregar os documentos consiste na disponibilização de urnas na entrada das agências para que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade mais próxima de sua residência.

Drive Thru INSS

Iniciada como uma experiência-piloto em São Paulo no começo de julho deste ano, para agilizar a conclusão dos processos que dependem da apresentação de algum documento faltante, a Exigência Expressa começou a ser adotada em outros estados e já se encontra disponível em 803 municípios brasileiros, sendo 215 em São Paulo, 158 na região Sul e 430, no Nordeste.

Por ora, a expansão alcançou o Sul e o Nordeste, onde o serviço se encontra à disposição dos segurados em 588 cidades, incluindo 11 capitais: Aracajú (SE), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Apelidado de “Drive Thru” do INSS, o novo sistema se espalhou pelo interior e chegou também a outros importantes centros urbanos das duas regiões, como Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Cascavel (PR), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Mossoró (RN), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Ponta Grossa (PR) e Vitória da Conquista (BA). Confira aqui a lista completa das agências com os respectivos endereços.

Diante da suspensão do atendimento presencial, o INSS identificou a necessidade de buscar uma alternativa para facilitar a vida das pessoas cujos processos não avançam porque elas precisam cumprir a exigência para que a análise possa ser concluída.

Entrega de documentos nas urnas

Para assegurar a entrega dos documentos é preciso realizar agendamento pelo telefone 135 ou Meu INSS, tendo em mãos o número do protocolo do benefício em análise, nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.

Ao agendar o serviço de Exigência Expressa, o usuário será orientado a observar os seguintes procedimentos para a entrega dos documentos: preencher o formulário de

“Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”; incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de “Autodeclaração de autenticidade e Veracidade das Informações” em envelope, que deverá ser lacrado e identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da exigência expressa.

Com a Exigência Expressa, o cidadão pode colocar cópias simples dos documentos exigidos dentro de um envelope lacrado e depositá-lo em urnas posicionadas nas portas das agências, pelo lado de fora.

Não importa a localidade, a caixa coletora fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Sua utilização não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

Para proteger a saúde das pessoas, o cumprimento de exigência pela urna ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências. O segurado também não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos, mas pode informar o uso do serviço pela Central 135, para deixar registrado.

Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. A autenticação só é obrigatória quando a exigência ao segurado é que apresente procuração para fins de recebimento de benefício.

Além da documentação solicitada na exigência, é preciso colocar dentro do envelope o Formulário de Cumprimento de Exigência Expressa. O segurado retira o Formulário ao lado da caixa coletora e preenche todas as lacunas (nome completo, endereço com CEP, e-mail, data de entrega do envelope e relação de documentos).

Ao final, basta assinar no campo da autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas. Não é necessário escrever qualquer informação do lado de fora do envelope.

 

Ananda Santos

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